Páginas

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Comunicação interna é essencial para sua empresa

Uma comunicação interna bem estruturada e eficiente provoca impacto positivo no desempenho individual dos colaboradores.

Mesmo com todo progresso tecnológico, é preciso levar em conta uma verdade fundamental: o ser humano, para produzir e sobreviver, necessita de comunicação. Quanto maior for o entendimento entre as pessoas, melhor será o bem-estar proporcionado a elas e mais produtivas elas serão.

Diante disso, as organizações modernas, de grande ou pequeno porte, precisam entender que devem se orientar lembrando sempre que sua maior força produtiva, independentemente das máquinas, são seus funcionários.

Por isso, eles precisam ser estimulados a convivência em harmonia, a conhecer os objetivos pelos quais trabalham e assim serão mais produtivos pela atuação em equipe. E o que faz produzir essa ligação entre os funcionários é a comunicação interna.

Diversos sentimentos negativos podem surgir dentro da organização quando ela não se preocupa em criar um eficiente processo permanente de comunicação com os colaboradores. Um sistema de comunicação interna ineficiente pode causar frustração entre os funcionários, criando um ambiente de incerteza e ansiedade no local de trabalho.

Hoje, a importância estratégica da comunicação nos negócios tornou-se tão grande que é difícil encontrar uma empresa que mantenha seus níveis de produtividade e lucratividade sem que se institua internamente um excelente processo de informação e diálogo com seus funcionários.

A boa comunicação na organização motiva a boa execução das tarefas, elimina as incertezas, as ambiguidades e produz confiança e segurança, além de gerar ótimos resultados para os negócios da empresa. Pense nisso: invista na comunicação com seus colaboradores!

Na próxima semana falaremos sobre os veículos de comunicação interna.

Abraços Asteca!

5 perguntas importantes antes de abrir um negócio

1- Qual é o principal erro cometido por pessoas que iniciam novas empresas?
Todo novo empresário sonha em lançar um produto inovador, que seja uma novidade no mercado, fruto de sua inteligência e criatividade. Ele conhece e se baseia nas histórias de empresários que ficaram ricos com uma boa ideia. Esquece, entretanto, que a maior parte das empresas morre em seu primeiro ano de vida e que o número de fracassos é extremamente maior que o número de sucessos. Não inicie uma empresa para mostrar sua criatividade. Economize seu dinheiro e evite frustrações.

2- Como encontrar a empresa certa para abrir?
Recomendação: Copie o que as empresas bem sucedidas estão fazendo até que conheça o mercado suficientemente bem.
Em resumo:
- Não inove num primeiro momento;
- Nunca ofereça novos produtos;
- Faça propaganda exatamente como seu concorrente mais bem sucedido;
- Use os mesmos veículos de propaganda que as empresas bem sucedidas estão usando;
- Venda produtos de sucesso ou inicie um negócio semelhante a negócios bem sucedidos já existentes.
Se você tentar vender um produto que poucos estejam vendendo, suas chances de sucesso são muito pequenas.
Existem muitos casos de sucesso de produtos que foram novidades, porém, para cada caso de sucesso, existem centenas de fracassos. Aqueles sucessos, entretanto, na sua maioria, foram obtidos por grandes empresas após uma série muito grande de fracassos.


3- Qual é o conselho que daria para um amigo que deseja abrir uma loja de produtos de varejo?
Suponha que um amigo lhe diga que deseja abrir uma loja e gostaria de seu conselho ou opinião. Penso que sua sugestão seria: procure na sua cidade ou em outras cidades lojas que parecem serem bem sucedidas. Verifique principalmente aquelas que estão crescendo bem rápido. A base do raciocínio é a seguinte: se uma loja está dando certo provavelmente a de seu amigo também dará certo. Se seu amigo, entretanto, estiver com ideias para abrir um negócio estranho penso que diria que as chances de sucesso são muito pequenas.


4- Como encontrar o produto certo?
Siga seus hobbies para criar sua empresa. Use seus conhecimentos ou interesses pessoais para ganhar dinheiro. Muitos empresários iniciaram empresas para fabricar ou vender produtos que eram seus hobbies em fins de semana, como artigos esportivos, artigos de pescaria, natação, carros, pinturas, antiguidades, plantas, etc.


5- Como iniciar um empresa se tenho pouco capital para investir?
- Inicie trabalhando em tempo parcial e continuando com seu emprego atual que lhe dá apoio financeiro. Isto lhe dará tempo para avaliar sua nova empresa. Lembre-se que o mundo das empresas é um mundo difícil e não se aprende da noite para o dia.
- Trabalhe em sua própria casa.
- Lembre-se que seu maior investimento será seu tempo e suas ideias para iniciar pequeno e gradualmente aprender e consertar os erros que irá cometer.

Abraços Asteca!