Mesmo com todo progresso tecnológico, é preciso levar em conta uma verdade fundamental: o ser humano, para produzir e sobreviver, necessita de comunicação. Quanto maior for o entendimento entre as pessoas, melhor será o bem-estar proporcionado a elas e mais produtivas elas serão.
Diante disso, as organizações modernas, de grande ou pequeno porte, precisam entender que devem se orientar lembrando sempre que sua maior força produtiva, independentemente das máquinas, são seus funcionários.
Por isso, eles precisam ser estimulados a convivência em harmonia, a conhecer os objetivos pelos quais trabalham e assim serão mais produtivos pela atuação em equipe. E o que faz produzir essa ligação entre os funcionários é a comunicação interna.
Diversos sentimentos negativos podem surgir dentro da organização quando ela não se preocupa em criar um eficiente processo permanente de comunicação com os colaboradores. Um sistema de comunicação interna ineficiente pode causar frustração entre os funcionários, criando um ambiente de incerteza e ansiedade no local de trabalho.
Hoje, a importância estratégica da comunicação nos negócios tornou-se tão grande que é difícil encontrar uma empresa que mantenha seus níveis de produtividade e lucratividade sem que se institua internamente um excelente processo de informação e diálogo com seus funcionários.
A boa comunicação na organização motiva a boa execução das tarefas, elimina as incertezas, as ambiguidades e produz confiança e segurança, além de gerar ótimos resultados para os negócios da empresa. Pense nisso: invista na comunicação com seus colaboradores!
Na próxima semana falaremos sobre os veículos de comunicação interna.
Abraços Asteca!