Páginas

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Você sabe o que é “Marketing Direto”?

O Marketing Direto é uma das mais emergentes ferramentas de marketing que surgiram com a nova economia e foi facilitado pelos avanços das tecnologias da comunicação. Ele consiste em contatos diretos que ocorrem individualmente entre a empresa e um cliente (ou grupo de clientes com necessidades idênticas).

O Marketing Direto é utilizado a fim de construir uma relação personalizada com os clientes, de forma a conhecê-los o suficiente para entender suas necessidades, oferecendo assim a cada categoria de público os bens e serviços mais adequados.

Ou seja, o Marketing Direto é o Marketing de Relacionamento continuado entre uma empresa e uma pessoa (Business-to-Consumer) ou entre empresas (Business-to-Business) que possibilita a mútua satisfação de interesses com a efetivação de trocas e a sua repetição contínua.

Esta ferramenta é fundamental na fidelização dos clientes, contribuindo para a maximização da receita média por cliente.

Já as ações desenvolvidas no Marketing Direto visam à satisfação das necessidades do consumidor, constituindo a base para a criação de uma relação duradoura, na conquista da sua confiança e lealdade à marca.

O Marketing Direto surgiu para dar resposta a uma necessidade cada vez mais crescente das empresas em satisfazerem os desejos de clientes bem informados e exigentes em relação aos produtos e serviços que adquirem.

Os principais objetivos do Marketing Direto são:
- Pesquisa de mercado;
- Identificação de clientes potenciais;
- Conquistar novos clientes;
- Fidelização de clientes;
- Divulgação da marca e dos seus produtos ao público-alvo definido;
- Rentabilização da força de vendas;
- Obtenção de resultados mensuráveis;
- Maximização do lucro.

Entre as ferramentas de Marketing Direto mais utilizadas estão:
- Mala Direta;
- Telemarketing;
- Mensagem via SMS/MMS;
- Newsletters;
- Eventos reservados;
- entre outros.
Abraços Asteca!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

O mundo dos negócios é como um campeonato de futebol

Já que estamos no período de Copa do Mundo nada melhor que compararmos o mundo dos negócios com um campeonato de futebol, não acha?

Para se ganhar uma partida é necessário muito treino, dedicação, planejamento, estratégia de jogo, tática, liderança, união em campo e vários outros itens que se não forem bem planejados e colocados em prática acabam resultando num final insatisfatório para a equipe, ou seja, a disputa perdida para o adversário.

Porém, isso nem é o pior quando se trata de um campeonato. Afinal, perder um jogo no início pode até ajudar o time a reavaliar suas estratégias e táticas e mudar seu planejamento, fazendo com que ele possa apenas perder uma partida, mas não o seu objetivo maior: o campeonato.

O engraçado é que no país do futebol pentacampeão do mundo, quando o assunto é a operação do pequeno negócio, estamos “levando muito gol contra”, “dando muita cabeçada em campo”, “jogando na retranca”, “deixando muita gente boa no banco de reservas”.

Muitos pequenos e médios empresários entram em campo gastando todo o seu gás nos primeiros 15 minutos de partida e daí por diante não sabem mais como continuar no jogo. Começam seus negócios sem nenhum planejamento, sem nenhuma idéia de como formar um time vitorioso e de enfrentar os obstáculos para se alcançar o objetivo maior do campeonato.

Por isso, na hora que você estiver imaginando em abrir seu próprio negócio (ou se ele já estiver funcionando) pense em um time de futebol, liste tudo o que é necessário para que este time vença uma partida e posteriormente um campeonato. Depois, use essa lista para fazer o planejamento da sua empresa e coloque-o em prática. Assim, você perceberá como será mais fácil obter a vitória no jogo, ou melhor, nos negócios.
Abraços Asteca!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Copa do Mundo: uma ótima oportunidade para aumentar as vendas

A Copa de Mundo de Futebol, na África do Sul, não é só o maior evento esportivo do calendário de 2010, é também uma ótima oportunidade para aumentar as vendas da sua empresa.

Se você ainda não pensou nisso, ainda dá tempo de promover alguma ação de marketing, relacionado ao grande evento mundial, para alavancar suas vendas. Para isso, segue as seguintes dicas:

Abasteça seu estoque de produtos relacionados à Copa: Nesta época, os clientes vão procurar muito as cores verde, amarela e azul nos produtos, afinal todo mundo vai querer estar sintonizado com a Seleção Brasileira de Futebol, durante os jogos.

Cuidado com o estoque: conforme os jogos da Copa forem acontecendo, procure abaixar os preços dos produtos relacionados ao evento, assim eles vão sendo vendidos e o seu estoque não estará cheio no final do campeonato. Lembre-se que não dá para guardar o que sobrou para a próxima Copa, só daqui a quatro anos.

Faça pequenas promoções: procure fazer pequenas ações promocionais na sua loja. Uma boa dica é fazer promoções interligadas com os jogos da Seleção Brasileira, por exemplo um “bolão” entre os clientes com o resultado de cada partida, o cliente recebe um canhoto para participar e ao ganhador será entregue um “brinde” (que pode ser um produto da loja).

Prepare uma grande promoção: crie uma grande promoção para ser realizada durante todo o campeonato, com o resultado divulgado após o término da Copa. O prêmio pode ser algo mais expressivo como uma televisão, uma viagem, etc.

Motive os colaboradores: incentive os seus colaboradores a participar ativamente de todas as ações da empresas relacionados à Copa. Se possível, coloque uma televisão no ambiente de trabalho para que eles possam assistir aos jogos da Seleção Brasileira, e motive a realização dos “bolões” de cada partida. Assim, os funcionários se sentirão mais motivados a trabalhar no período do evento.

Esperamos que as dicas ajudem a sua empresa a aumentar as vendas nesta época de Copa do Mundo.

Agora é só torcer para o Brasil!!!
Abraços Asteca!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Vídeos: uma forte ferramenta do Marketing viral

Para finalizar as ferramentas do Marketing viral, hoje falaremos sobre a terceira e última delas, os Vídeos.

Você já pensou que fazer Marketing viral por meio de um vídeo pode ser muito interessante e empolgante? É, os vídeos são uma forte ferramenta para disseminar um “vírus” na internet, tornando a sua idéia, marca, produto ou serviço bem conhecido entre os internautas e, quem sabe, possíveis clientes.

Hoje não é muito difícil fazer um vídeo nem difundi-lo na rede, basta ter uma boa ideia, uma câmera (ou até mesmo um celular que filma) na mão, e postá-lo no YouTube, um dos sites mais populares do mundo, que permite aos usuários carregarem e compartilharem seus vídeos em formato digital.

Para que o objetivo do Marketing viral seja alcançado com o vídeo, algumas dicas são importantes:
• O vídeo deve ser emocionante ou engraçado, envolvente, e, se possível, ter uma história;
• A mensagem dever ser passada de forma natural, não pode ser imposta como se o cliente fosse obrigado a “engolir” sua marca ou produto;
• Deve-se definir o target (público-alvo) da campanha. Identificar o target primário é o ponto principal para começar a pensar no desenvolvimento do vídeo.

É bom lembrar que para um Marketing viral eficiente e eficaz, o canal de comunicação escolhido deve conter um conteúdo criativo, só assim a “ideia-vírus” se tornará uma epidemia dentro da web, já que na internet, o limite é a sua imaginação.

Procure um profissional capacitado para lhe ajudar e comece a trabalhar sua “idéia-vírus”. Não perca tempo, torne sua empresa/marca conhecida, pois o concorrente pode já estar na sua frente. Pense nisso!

Abraços Asteca!