Com o crescimento exponencial, no ano passado do Facebook e Twitter, os marketeiros já se deram conta que a mídia social é um elemento necessário em qualquer estratégia de marketing integrado.
Mas mídia social é um conceito relativamente novo e, de algumas formas diferente de mídia tradicional. O desafio é alavancar meios de comunicação social de forma eficaz para construir sua lista de perspectiva e a base de clientes, impulsionar as vendas e desenvolver os defensores dos clientes.
Os especialistas em Marketing intuitivamente entendem isso, mas precisam usar algumas táticas para ajudar a construir um plano de marketing para mídias sociais que atinja estes objetivos.
Mas mídia social é um conceito relativamente novo e, de algumas formas diferente de mídia tradicional. O desafio é alavancar meios de comunicação social de forma eficaz para construir sua lista de perspectiva e a base de clientes, impulsionar as vendas e desenvolver os defensores dos clientes.
Os especialistas em Marketing intuitivamente entendem isso, mas precisam usar algumas táticas para ajudar a construir um plano de marketing para mídias sociais que atinja estes objetivos.
Aqui estão 13 táticas de ação:
1. Entender como e por que membros de seu mercado alvo usam a mídia social.
Como acontece com qualquer plano de marketing, é fundamental conhecer o seu público-alvo para que você possa desenvolver-se devidamente, adaptando o conteúdo e as comunicações para satisfazer as suas necessidades. Aqui estão três fatores a considerar para compreender melhor porque eles participam em meios sociais:
- As pessoas querem se conectar com as pessoas que têm interesses semelhantes para se socializar.
- As pessoas estão procurando expandir sua rede de relacionamentos, especialmente em situações em que precisam de uma referência pessoal.
- As pessoas utilizam meios de comunicação sociais como um filtro de pesquisa para obter entrada a partir de fontes confiáveis.
2. Desenvolver conteúdo que atenda às necessidades e interesses dos consumidores.
Isto deve ir além da simples transmissão de alguma oferta. Você deve limitar promoções para um total de 12 mensagens, no máximo. Especificamente, fornecer informações que atendam os clientes e as necessidades dos participantes de mídia social. Lembre-se, com os meios de comunicação social, o seu público é mais amplo do que o seu mercado alvo. Considere os seguintes tipos de conteúdo e informações:
- Fornecer suporte ao produto ou informações de como utilizar. Isso é particularmente útil para incentivar a compra (por exemplo, receitas) ou para fornecer instruções adicionais sobre a pós-compra.
- Referir-se aos interesses pessoais dos consumidores . Além disso, considere como alvo as comunidades no Orkut ou Facebook.
- Fornecer humor, porque todo mundo gosta de ser entretido.
3. Atuar como um canal de comunicação com notícias relevantes agregadas, anunciar reuniões etc...
Use uma variedade de formas de conteúdo para compreender o papel que cada um desempenha na mídia social. Uma combinação de tempo e informações específicas é necessário. Alguns tipos de meios de comunicação social levam as pessoas a seu site e suas outras páginas da comunicação social. Entre os formatos diferentes a considerar são artigos, comentários (incluindo as opiniões, discussões e tweets), no blog, fotos, áudio, vídeo, apresentações e nos eventos transmitidos através de eventos onde uma pessoa presente no evento re-transmite para sua audiência o evento através do twitter ou outros meios.
4. Permitir aos participantes meios de comunicação social para compartilhar conteúdo.
Isso se aplica ao conteúdo do seu site e de terceiros. Disponibilize maneiras do seu conteúdo ser divulgado no twitter, no orkut, facebook, ning, digg etc…. Lembre-se, a informação é a moeda em seus relacionamentos.
5. Apoiar e promover o conteúdo gerado pelo participante.
Esta deve ser em uma ampla variedade de locais, incluindo os comentários dos consumidores, as análises e discussões em sites de comunidade e quadros de avisos, e veículos como o TripAdvisor, Yahoo Respostas, ou LinkedIn.
6. Integrar informações sobre o produto em seu conteúdo / história.
Isso é necessário para os leitores encontrarem o seu produto. Faça os produtos serem parte de sua história. É importante que o seu site e páginas de compra sejam otimizados para que os visitantes possam compartilhar, guardar informações e comprar.
7. Alavancar a capacidade de mídia social para que tenha função de pesquisa.
Em parte, o tempo do Twitter no local é baixo em relação a sites como o Facebook, pois ele atua como um motor de busca através do envio de leitores para outros sites e conteúdos.
8. Utilizar o conteúdo nos meios de comunicação social para ajudar a construir a otimização de busca orgânica.
Fornecer conteúdo rico em palavras-chaves e links para outras áreas do seu site e oferecer informações relacionadas. Isto é particularmente importante com a introdução do real, resultados de pesquisa do tempo.
9. Escutar, interagir e reconhecer os consumidores.
Eles querem ser ouvidos e reconhecidos. Eles querem que a interação humana, não uma comunicação automatizada.
Eles querem ser ouvidos e reconhecidos. Eles querem que a interação humana, não uma comunicação automatizada.
10. Proporcionar rapidez e agilidade – reagir a eventos que vão se desenrolando.
Por exemplo, pessoas mobilizadas com a causa do Haiti poucos minutos depois do terremoto. A chave é fazer com que suas comunicações sejam relevantes numa base individual e permitir contribuições menores.
11. Participar nos meios de comunicação social, com uma voz humana e uma história pessoal.
Isto remete para o “The Cluetrain Manifesto”. O Blog mídias sociais já postou sobre o Manifesto Cluetrain.
12. Incentivar os funcionários/parceiros a participarem dos meios de comunicação social.
Confiar neles para construir relacionamentos fora dos canais tradicionais de vendas, suporte e serviços. Desenvolver orientações para capacitar seus funcionários e dar-lhes uma formação adequada. Isto dá à sua empresa um verdadeiro rosto humano e reforça a coesão interna e externa.
13. Divulgar conversas relevantes, respostas, relacionamentos com clientes e vendas através de fóruns de comunicação social.
Além disso, as iniciativas de medida especificam quais são as mais eficazes para a sua oferta e base de clientes. Use estes resultados para ajudar a modificar e aperfeiçoar as suas táticas.
No geral, é importante que os comunicadores saibam que mídia social não é uma campanha específica, ou conjunto de iniciativas. Ela exige uma mudança de mentalidade, que exige o compromisso contínuo e atinge toda a organização.
O uso criativo dos meios de comunicação social é fundamental para garantir que a sua “viralização” contínua esteja em sintonia com as necessidades dos consumidores de hoje.
Fonte: Blog Mídias Sociais
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