Comunicar-se bem sempre foi uma necessidade do ser humano tanto para viver melhor em sociedade como para se destacar em meio aos outros. E a boa comunicação é fundamental para o sucesso de uma organização.
Mas o que é Comunicação Organizacional e no que ela interfere?
Pode ser entendida como a junção da comunicação interna e externa de uma organização. Ela não transmite informações apenas, mas tem a intenção de mudar o comportamento dos funcionários para que realizem um trabalho melhor e direciona a organização para suas respectivas metas.
Somente informar aos funcionários as normas e os acontecimentos, é praticar uma comunicação míope e ineficaz. Da mesma forma, no plano externo, apenas anunciar seus valores e produtos não basta, é preciso questionar a opinião pública, a concorrência, as legislações inerentes e analisar as tendências, inclusive, para poder interferir nas mesmas.
Precisa-se tomar consciência de que uma organização que investe na comunicação interna chegará ao mérito de ter seus clientes satisfeitos e para isso é necessário ter qualidade no atendimento e na comunicação.
Tanto interna como externamente, o diálogo é o que torna o processo de comunicação completo. E não é para temer, nem para amedrontar, mas sim, para falar e ouvir, argumentar e contra-argumentar, acatar e/ou convencer. Essa troca gera confiança, credibilidade, mudanças seguras e transformações. É o que pode garantir a evolução e a permanência da organização no mercado.
Mas o que é Comunicação Organizacional e no que ela interfere?
Pode ser entendida como a junção da comunicação interna e externa de uma organização. Ela não transmite informações apenas, mas tem a intenção de mudar o comportamento dos funcionários para que realizem um trabalho melhor e direciona a organização para suas respectivas metas.
Somente informar aos funcionários as normas e os acontecimentos, é praticar uma comunicação míope e ineficaz. Da mesma forma, no plano externo, apenas anunciar seus valores e produtos não basta, é preciso questionar a opinião pública, a concorrência, as legislações inerentes e analisar as tendências, inclusive, para poder interferir nas mesmas.
Precisa-se tomar consciência de que uma organização que investe na comunicação interna chegará ao mérito de ter seus clientes satisfeitos e para isso é necessário ter qualidade no atendimento e na comunicação.
Tanto interna como externamente, o diálogo é o que torna o processo de comunicação completo. E não é para temer, nem para amedrontar, mas sim, para falar e ouvir, argumentar e contra-argumentar, acatar e/ou convencer. Essa troca gera confiança, credibilidade, mudanças seguras e transformações. É o que pode garantir a evolução e a permanência da organização no mercado.
Abraços Asteca!
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