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sexta-feira, 26 de março de 2010

Sua empresa tem um microblog? E Twitter?


Nos dias atuais, já se tornou uma febre divulgar informações sobre produtos, empresas, ações e serviços nos microblogs. Você sabe o que é um microblog?

Os microblogs são a versão mais reduzida do blog original, com menos recursos e opções de interface, e permitem um média de caracteres entre 120 e 180 por post, os quais não ultrapassam três linhas.

É uma ferramenta muito prática, os textos podem ser postados através de SMS, email e web. O serviço de microblogging mais conhecido, atualmente, é o Twitter, lançado em 2006. No Brasil, começou a ganhar mais adeptos a partir do ano passado.

A ideia original dos microblogs é a postagem do que há no momento, até então, eram microposts relacionados às atividades diárias do usuários como marcar e desmarcar compromissos, contar as novidades, manter seus contatos informados do que está acontecendo. O próprio slogan do Twitter é “What are you doing” e se baseia em compartilhar o cotidiano.

Porém, isso tem mudado, as empresas estão utilizando os microblogs como vitrines para seus blogs e sites oficiais, a fim de divulgar suas ações e ganhar espaço na internet e no mercado, mantendo assim um contato mais direto com os públicos-alvo.

Dessa maneira, os microblogs estão virando mais uma forma de publicidade e contato com clientes e parceiros. As ferramentas que o microblog oferece são bem práticas e fáceis. Permite fácil acesso ao público-alvo, não precisa perder tempo criando um super texto publicitário, uma simples frase é o suficiente para ligar o seguidor à empresa, é possível mostrar produtos e serviços através de fotos e vídeos postados.

Por meio do Twitter, por exemplo, as empresas podem avisar o público (seguidores) quando uma nova postagem for colocada no blog ou no site oficial, facilitando assim o acesso a essa informação, uma vez que os leitores não precisam entrar a todo momento para ver se alguma atualização foi feita, basta seguir a empresa no Twitter.

É como se o microblog fosse uma junção de tudo. Um pouco de blog (pelas micropostagens), um pouco de rede social (já que se tem que criar um perfil com suas características e dá a possibilidade de ter amigos e seguidores), um pouco de bate-papo (pois é possível estabelecer um diálogo com os seguidores através das postagens), um pouco de vitrine e portal (pode ser apenas um mostruário e disseminador de outros links para blogs, perfis e sites), e um ótimo divulgador por todas as características acima.

Sua empresa ainda não tem um microblog? Então, crie um Twitter para ela, divulgue-se e você verá os RE$ULTADO$!

Abraços Asteca!

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