Páginas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Marketing viral na web: E-mail Marketing como uma das ferramentas

Você já deve ter ouvido falar que um cliente satisfeito com um produto ou serviço, divulgará o seu sentimento para pelo menos três pessoas, enquanto que um cliente insatisfeito transmitirá o seu desagradado para umas 10, 20 ou até mesmo 30 pessoas, no mínimo.

Por isso, vale ressaltar que nunca se tem uma segunda chance de ter uma primeira impressão e que quem não tem tempo de pensar e planejar também não tem tempo para ganhar dinheiro.

O Marketing viral, principalmente pela web, é uma maneira de obter retorno financeiro direto e com custo muito baixo, pois este “vírus” é uma técnica que tenta explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos significativos em conhecimento da marca, produto ou serviço, como se fosse uma epidemia.

Para se obter sucesso em uma campanha, usando as técnicas de Marketing viral, é importante entender muito bem quem é o público-alvo ou target primário. Na verdade, o target primário são aquelas pessoas formadoras de opiniões, que influenciam outros indivíduos.

As técnicas de Marketing viral são inúmeras, porém na internet são utilizadas três principais: E-mail Marketing, Hotsites e Vídeos.

Hoje, falaremos um pouco sobre o E-mail Marketing.

O primeiro passo para usar o e-mail marketing ao propagar a campanha de Marketing viral é encontrar um segmento de clientes potenciais. Não é muito aconselhável enviar este tipo de e-mail em massa, ou seja, para todos os clientes da empresa, pois isso pode ser visto com SPAM dentro da caixa de e-mails dos usuários. Sendo assim, é necessário que o cliente também autorize o recebimento da comunicação.

Para atingir seu objetivo principal utilizando o e-mail marketing, algumas dicas são essenciais:
• Ele deve ser elegante, atraente, informativo, limpo e, principalmente deve “tocar” e emocionar o leitor;
• Não deve possuir textos longos e cansativos;
• Valorize as imagens;
• Lembre-se que o cliente não pode ficar só na leitura do e-mail, ele precisa repassar a mensagem para toda a sua “lista de amigos”.

Com essas dicas e o auxílio de um profissional (ou agência) capacitado, a sua campanha de marketing viral na web tem mais chances de tornar conhecida a sua marca, produto ou serviço, e agregar valores positivos a sua empresa.

Na próxima semana falaremos sobre Hotsites. Até lá!
Abraços Asteca!

Um comentário:

  1. o que acham dessa tentativa de viral que fizemos?
    http://www.youtube.com/watch?v=1uWafvWFlOg
    ficariamos honrados com uma mencao em alguma rede social para levantar discussoes e, consequentemente, aumentar os acessos ao video - divulguem!

    muito obrigado! qualquer coisa, estamos aqui! forte abraco!
    raimundo neto
    diretor de marketing
    transportadora vb express

    ResponderExcluir