O Marketing viral pode ser compreendido como uma estratégia de comunicação, que utilizando as técnicas do marketing, tenta explorar as redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais na divulgação de uma marca, produto ou serviço.
O Marketing viral, ou publicidade viral como também é conhecido, está muito ligado à internet, mas não é exclusivo dela. O que se assume é que se uma propaganda ao alcançar um usuário “susceptível” e infectá-lo, ele reenviará a outras pessoas, que provavelmente serão infectadas também, e reenviarão novamente para mais conhecidos, tornando-se assim uma espécie de epidemia.
A divulgação das campanhas dessa natureza atingem velocidades impressionantes e alcançam milhões de pessoas por meio da internet. Geralmente, os anúncios virais tomam a forma de divertidos videoclipes ou jogos interativos, imagens e inclusive textos.
A maioria das ações de Marketing viral utiliza a mídia social como público primário, ou seja, busca um grupo de pessoas dentro de sites de relacionamento e blogs, por exemplo, para que estes sejam os disseminadores do “vírus”.
A grande vantagem é o baixo custo se comparado com as formas tradicionais de publicidade online.
Outro ponto importante é que uma mensagem ou recomendação vinda de uma pessoa conhecida tem muito mais credibilidade e valor se comparadas a uma propaganda direta de qualquer empresa.
No entanto, o maior desafio de uma boa ação de Marketing viral é trabalhar, com criatividade e foco, uma mensagem que seja suficientemente boa para espalhar-se por conta própria pela web.
Para isso, é indispensável o trabalho de um profissional, ou agência, qualificado para essa tarefa, já que uma estratégia mal elaborada na internet pode-se virar contra a empresa, causando danos a sua imagem e/ou não trazendo os resultados esperados. Pense nisso!
O Marketing viral, ou publicidade viral como também é conhecido, está muito ligado à internet, mas não é exclusivo dela. O que se assume é que se uma propaganda ao alcançar um usuário “susceptível” e infectá-lo, ele reenviará a outras pessoas, que provavelmente serão infectadas também, e reenviarão novamente para mais conhecidos, tornando-se assim uma espécie de epidemia.
A divulgação das campanhas dessa natureza atingem velocidades impressionantes e alcançam milhões de pessoas por meio da internet. Geralmente, os anúncios virais tomam a forma de divertidos videoclipes ou jogos interativos, imagens e inclusive textos.
A maioria das ações de Marketing viral utiliza a mídia social como público primário, ou seja, busca um grupo de pessoas dentro de sites de relacionamento e blogs, por exemplo, para que estes sejam os disseminadores do “vírus”.
A grande vantagem é o baixo custo se comparado com as formas tradicionais de publicidade online.
Outro ponto importante é que uma mensagem ou recomendação vinda de uma pessoa conhecida tem muito mais credibilidade e valor se comparadas a uma propaganda direta de qualquer empresa.
No entanto, o maior desafio de uma boa ação de Marketing viral é trabalhar, com criatividade e foco, uma mensagem que seja suficientemente boa para espalhar-se por conta própria pela web.
Para isso, é indispensável o trabalho de um profissional, ou agência, qualificado para essa tarefa, já que uma estratégia mal elaborada na internet pode-se virar contra a empresa, causando danos a sua imagem e/ou não trazendo os resultados esperados. Pense nisso!
Abraços Asteca!
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