Páginas

domingo, 31 de outubro de 2010

Manual de Franquia é essencial para o seu negócio expandir

Se você já tem uma empresa, mas pretende expandir seus negócios com uma franquia, é muito importante que você tenha em mãos um Manual de Franquia. Nunca ouviu falar nele?

O Manual de Franquia é um documento muito importante para que o franqueado siga as diretrizes da empresa franqueadora. Nele estão dispostas “regras” para que a nova empresa (franquia) possa fortalecer a marca original e também se estabelecer como franquia de um negócio já existente e não de uma nova marca.

O documento contém itens importantes como: histórico, missão, visão e valores da empresa franqueadora. Além de se conhecer também a estrutura e o organograma de funcionamento dela.

O Manual também traz explicações sobre a escolha do ponto, montagem da loja (empresa), layout básico – como fachada, materiais gráficos, elementos de identificação, etc. -, abertura da empresa, inauguração e estoque inicial necessário.

Com este documento, fica mais fácil para as duas partes: o franqueado sabe o que precisa seguir para abrir uma franquia de uma marca já existente e o franqueador fica mais tranquilo quanto aos padrões que serão utilizados pela nova empresa para fortalecer a sua marca.

Se você ainda não tem um Manual de Franquia para sua empresa, pense muito bem, talvez você esteja perdendo tempo para fortalecer sua marca e expandir seus negócios.
Abraços Asteca!

sábado, 23 de outubro de 2010

Vantagens de se abrir uma franquia

Se você está pensando em abrir um novo negócio e já decidiu que será uma franquia, veja abaixo as vantagens que você terá:

Maior garantia de sucesso: Em uma operação de franchising estruturada corretamente, o franqueado entra em um negócio, cujo "modelo" já foi testado e comprovado na prática.

Marca conhecida: Muitas vezes, a marca do franqueador já é bastante conhecida do público consumidor. Ou, graças aos esforços cooperados de todos os integrantes da rede, tem melhores chances de se tornar mais conhecida do que uma marca nova que esteja na fachada de um único negócio que o empreendedor possa desenvolver do zero.

Facilidade na instalação: Um bom franqueador, que esteja preparado de verdade para cumprir seu papel, preocupa-se em oferecer a seus franqueadores toda uma série de benefícios e serviços que facilitam, e muito, a implantação e o início da operação, especialmente no que se refere a:
- Assessoria na escolha do "ponto".
- Projeto para a instalação da unidade.
- Assessoria na aquisição dos materiais, instalações, estoques e insumos.
- Treinamento e orientação quanto a práticas administrativas e comerciais.
Mais uma série de outros aspectos do negócio que podem ser, e muitas vezes são, determinantes para o sucesso do mesmo.

Propaganda e Marketing cooperados: Muitos franqueadores organizam e coordenam Fundos Cooperativos de Propaganda e Marketing das respectivas redes, ou se utilizam de outros mecanismos semelhantes, que permitem utilizar englobadamente (e, portanto, de maneira muito mais eficaz) as quantias que os franqueados destinam à divulgação da marca e/ou dos seus produtos/serviços.

Maior poder de barganha: Os franqueadores mais bem-estruturados têm condições de coletar informações e sugestões de todos e de cada um dos integrantes da rede para, em seguida, processá-las e repassá-las aos demais, como os próprios franqueados costumam manter contato entre si para a troca de ideias e experiências com relação aos mais diversos aspectos do negócio.

Desenvolvimento de novos métodos e produtos: Um bom franqueador se preocupa com a pesquisa e o desenvolvimento constante de novos serviços, produtos, métodos e sistemas para sua rede de franquias.

Fonte: Sebrae/SP
Abraços Asteca!

sábado, 16 de outubro de 2010

Franquia pode ser um bom negócio

Se você está pensando em começar um negócio, mas não sabe bem o que deseja abrir, uma franquia pode ser uma das opções. Já pensou nessa ideia?

O franchising, no Brasil conhecido como franquia, continua sendo uma das formas de negócio de crescimento rápido, por ser um método utilizado por empresas que desejam ampliar suas bases de atuação de maneira eficaz e eficiente, mas que não podem, ou não querem, investir recursos próprios, tanto financeiros, como humanos.

Uma franquia bem escolhida permite reduzir os riscos de um novo negócio, porém não os elimina.

É fundamental saber que uma franquia não deve ser escolhida somente com base na marca ou no produto do franqueador. Por isso, alguns aspectos precisam ser considerados na hora da escolha:

- Custo de instalação da franquia;
- Gastos com estoque, marketing e treinamento;
- Custo de manutenção;
- Reserva de caixa necessária;
- Cobrança de taxas;
- Faturamento médio mensal estimado;
- Prazo de retorno do investimento;
- Compatibilidade entre o investimento inicial e suas possibilidades.

Uma dica importante é que antes de definir a área de atuação do seu negócio, faça uma pesquisa de mercado para saber a situação, nos últimos anos, do ramo que você pretende abrir e suas tendências.

Lembre-se que são os diferenciais oferecidos por sua empresa que irão favorecer o bom desempenho dela no mercado.

Um empreendedor de sucesso deve estar sempre atualizado com as mudanças que ocorrem e desenvolvendo estratégias bem definidas de atuação no mercado. Dessa forma, sua franquia terá mais chances de ser um bom negócio.

Abraços Asteca!

sábado, 9 de outubro de 2010

Os 10 mandamentos do bom empreendedor

1 - Esteja sempre atento às mudanças no mercado e às expectativas dos clientes;
2 - Nesses tempos de crise, é bom ser prudente e analisar a situação antes de tomar decisões;
3 - Faça constantes pesquisas de preços junto aos fornecedores, procurando negociar também prazos e formas de pagamento;
4 - Busque diferenciais para seus produtos e serviços, pesquisando a atuação de seus concorrentes;
5 - Mantenha-se persistente, não se deixando abater pelos problemas do dia-a-dia;
6 - Ofereça o máximo de opções de pagamento ao cliente, como cheques, dinheiro, cartões de crédito, pré-datados e no caso de restaurante, tíquetes.
7 - Seja o melhor vendedor de sua empresa. Treine também sua equipe para que ela faça um market share, ou seja, venda o maior número possível de produtos a cada cliente;
8 - Desenvolva promoções que ajude a cativar o cliente e a divulgar o seu produto ou serviço;
9 - Aprenda a planejar o futuro, definindo seus objetivos e um plano de ações para alcançá-los;
10 - Atue de forma ágil e rápida, mas sem precipitações. A agilidade muitas vezes é um importante diferencial das pequenas empresas junto aos grandes concorrentes. Usando imaginação e criatividade, será mais fácil solucionar os problemas e aproveitar as oportunidades.

Fonte: Sebrae/SP

Abraços Asteca!