
2 - Nesses tempos de crise, é bom ser prudente e analisar a situação antes de tomar decisões;
3 - Faça constantes pesquisas de preços junto aos fornecedores, procurando negociar também prazos e formas de pagamento;
4 - Busque diferenciais para seus produtos e serviços, pesquisando a atuação de seus concorrentes;
5 - Mantenha-se persistente, não se deixando abater pelos problemas do dia-a-dia;
6 - Ofereça o máximo de opções de pagamento ao cliente, como cheques, dinheiro, cartões de crédito, pré-datados e no caso de restaurante, tíquetes.
7 - Seja o melhor vendedor de sua empresa. Treine também sua equipe para que ela faça um market share, ou seja, venda o maior número possível de produtos a cada cliente;
8 - Desenvolva promoções que ajude a cativar o cliente e a divulgar o seu produto ou serviço;
9 - Aprenda a planejar o futuro, definindo seus objetivos e um plano de ações para alcançá-los;
10 - Atue de forma ágil e rápida, mas sem precipitações. A agilidade muitas vezes é um importante diferencial das pequenas empresas junto aos grandes concorrentes. Usando imaginação e criatividade, será mais fácil solucionar os problemas e aproveitar as oportunidades.
Fonte: Sebrae/SP
Abraços Asteca!
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