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quinta-feira, 27 de maio de 2010

Hotsite: uma ferramenta do marketing viral na web

Falando ainda sobre o Marketing viral na web, hoje apresentaremos uma outra ferramenta bastante utilizada, o Hotsite.

O hotsite é um ambiente para divulgação de um produto ou serviço específico, ou seja, ele deve ser focado em algo especial, por isso não pode ser tratado como uma forma de divulgação de vários produtos, para isso já existem os sites normais.

Para atender a sua principal finalidade, o hotsite deve conter um único produto ou serviço, em que o principal objetivo é não dividir a atenção do cliente com outros assuntos relacionados.

Algumas dicas podem ser importantes no momento de criar um hotsite:
· Faça um hotsite motivador, pois é neste momento que você vai ganhar a atenção do cliente;
· Tente trabalhar com o conceito de que o seu produto é único e deve ser tratado com um “rei”;
· Ter um diferencial é a alma do negócio, é ele que fará o trabalho de transmissão do “vírus”.

Hoje em dia, a internet é essencialmente dinâmica e a ação de abrir um site e fechá-lo é muito rápida. Logo, o objetivo do Marketing viral é ir além. Não basta o cliente permanecer com o seu hotsite aberto, ele precisa divulgar o endereço, seja colocando nas redes sociais, mandando em e-mails ou até mesmo transmitindo pelo boca-a-boca com os amigos.

Para conquistar seu objetivo com o Marketing viral, busque ajuda de profissionais de comunicação capacitados, assim você terá mais chance de atingir suas finalidades de conquista e, portanto, de venda por meio da web.

Na próxima semana falaremos sobre a última ferramenta de Marketing viral na web, os Vídeos. Até lá!
Abraços Asteca!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Marketing viral na web: E-mail Marketing como uma das ferramentas

Você já deve ter ouvido falar que um cliente satisfeito com um produto ou serviço, divulgará o seu sentimento para pelo menos três pessoas, enquanto que um cliente insatisfeito transmitirá o seu desagradado para umas 10, 20 ou até mesmo 30 pessoas, no mínimo.

Por isso, vale ressaltar que nunca se tem uma segunda chance de ter uma primeira impressão e que quem não tem tempo de pensar e planejar também não tem tempo para ganhar dinheiro.

O Marketing viral, principalmente pela web, é uma maneira de obter retorno financeiro direto e com custo muito baixo, pois este “vírus” é uma técnica que tenta explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos significativos em conhecimento da marca, produto ou serviço, como se fosse uma epidemia.

Para se obter sucesso em uma campanha, usando as técnicas de Marketing viral, é importante entender muito bem quem é o público-alvo ou target primário. Na verdade, o target primário são aquelas pessoas formadoras de opiniões, que influenciam outros indivíduos.

As técnicas de Marketing viral são inúmeras, porém na internet são utilizadas três principais: E-mail Marketing, Hotsites e Vídeos.

Hoje, falaremos um pouco sobre o E-mail Marketing.

O primeiro passo para usar o e-mail marketing ao propagar a campanha de Marketing viral é encontrar um segmento de clientes potenciais. Não é muito aconselhável enviar este tipo de e-mail em massa, ou seja, para todos os clientes da empresa, pois isso pode ser visto com SPAM dentro da caixa de e-mails dos usuários. Sendo assim, é necessário que o cliente também autorize o recebimento da comunicação.

Para atingir seu objetivo principal utilizando o e-mail marketing, algumas dicas são essenciais:
• Ele deve ser elegante, atraente, informativo, limpo e, principalmente deve “tocar” e emocionar o leitor;
• Não deve possuir textos longos e cansativos;
• Valorize as imagens;
• Lembre-se que o cliente não pode ficar só na leitura do e-mail, ele precisa repassar a mensagem para toda a sua “lista de amigos”.

Com essas dicas e o auxílio de um profissional (ou agência) capacitado, a sua campanha de marketing viral na web tem mais chances de tornar conhecida a sua marca, produto ou serviço, e agregar valores positivos a sua empresa.

Na próxima semana falaremos sobre Hotsites. Até lá!
Abraços Asteca!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Você sabe o que é “Marketing viral”?

O Marketing viral pode ser compreendido como uma estratégia de comunicação, que utilizando as técnicas do marketing, tenta explorar as redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais na divulgação de uma marca, produto ou serviço.

O Marketing viral, ou publicidade viral como também é conhecido, está muito ligado à internet, mas não é exclusivo dela. O que se assume é que se uma propaganda ao alcançar um usuário “susceptível” e infectá-lo, ele reenviará a outras pessoas, que provavelmente serão infectadas também, e reenviarão novamente para mais conhecidos, tornando-se assim uma espécie de epidemia.

A divulgação das campanhas dessa natureza atingem velocidades impressionantes e alcançam milhões de pessoas por meio da internet. Geralmente, os anúncios virais tomam a forma de divertidos videoclipes ou jogos interativos, imagens e inclusive textos.

A maioria das ações de Marketing viral utiliza a mídia social como público primário, ou seja, busca um grupo de pessoas dentro de sites de relacionamento e blogs, por exemplo, para que estes sejam os disseminadores do “vírus”.

A grande vantagem é o baixo custo se comparado com as formas tradicionais de publicidade online.

Outro ponto importante é que uma mensagem ou recomendação vinda de uma pessoa conhecida tem muito mais credibilidade e valor se comparadas a uma propaganda direta de qualquer empresa.

No entanto, o maior desafio de uma boa ação de Marketing viral é trabalhar, com criatividade e foco, uma mensagem que seja suficientemente boa para espalhar-se por conta própria pela web.

Para isso, é indispensável o trabalho de um profissional, ou agência, qualificado para essa tarefa, já que uma estratégia mal elaborada na internet pode-se virar contra a empresa, causando danos a sua imagem e/ou não trazendo os resultados esperados. Pense nisso!
Abraços Asteca!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Comunicação empresarial: um diferencial nas organizações

A comunicação empresarial assumiu um papel fundamental dentro das organizações nos últimos tempos, e por isso vem exigindo dos profissionais da área não apenas conhecimentos e habilidades, mas também uma visão ampla de mercado e estratégia de negócios.

A comunicação organizacional, como também é conhecida, é um diferencial na competitividade e é necessária para a excelência nos relacionamentos das empresas e instituições com seus públicos estratégicos. Além de englobar o cuidado com a imagem da empresa, melhora os serviços e aumenta os lucros.

A empresa que não se comunica bem carrega problemas como: funcionários desmotivados, fornecedores que perdem a confiança e clientes insatisfeitos.

Na comunicação empresarial deve-se trabalhar ideias-chaves de acordo com o público que se quer atingir:
- Para a sociedade em geral: somos bons cidadãos, temos tradição, somos éticos.
- Para clientes: temos respeito por nossos clientes, nossos produtos e serviços são excelentes.
- Para fornecedores: somos uma empresa bem administrada, somos bons clientes, nossos administradores e gerentes são experientes.
- Para membros da empresa: respeitamos nossos acionistas, somos bons patrões, é bom trabalhar para nossa empresa.

Lembre-se que “Comunicação não é o que se diz, mas o que o outro entende”. (Duda Mendonça).

Por isso, deve se ter muito cuidado e contar com profissionais especializados para criar uma boa estratégia de comunicação e garantir que sua empresa tenha uma ótima imagem perante os públicos de interesse.

Não deixe a comunicação da sua empresa nas mãos de qualquer profissional, procure os mais qualificados e capacitados para essa tarefa, só assim você conquistará com mais eficácia seus funcionários, fornecedores e, é claro, os clientes.

Abraços Asteca!