Páginas

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Micro e pequenas empresas aderem às redes sociais


A ACSP (Associação Comercial de São Paulo), através de um mapeamento detalhado da internet nacional, acaba de concluir uma pesquisa inédita sobre o uso das redes sociais pelas micro e pequenas empresas do estado de São Paulo.

Segundo o levantamento, feito com base em 500 entrevistas de todos os segmentos, 17% das empresas pesquisadas já possuem cadastros em redes sociais com o objetivo de estreitar o relacionamento com os clientes e delimitarem suas ações junto ao público-alvo.

Entre as mais ativas nesses ambientes, destacam-se as instituições financeiras com 26% de adesão. “Em contrapartida, o comércio varejista é o que faz menos uso da plataforma, contando com 12% das empresas”, diz Sandra Turchi, superintendente de marketing da ACSP.

Quando considerado o porte das empresas ativas nas redes sociais, quase 25% das pequenas empresas se dizem incluídas nesse contexto. “Embora ainda seja um número incipiente, seu potencial é imenso. Cada vez mais, o pequeno e médio empreendedor percebe a importância da web 2.0 para seu negócio e o retorno que pode apresentar no seu dia a dia”, aponta a superintendente.

As redes mais utilizadas
A pesquisa apontou também que, entre as redes sociais mais utilizadas, destacam-se o Orkut, Twitter e Facebook. O primeiro é apontado como preferido por ter uma base de usuários grande e bem ativa. Já o Twitter ganhou espaço por apresentar crescimento exponencial e ter como características a praticidade e rapidez. O Facebook é a rede mais utilizada no mundo, por isso há uma tendência que seu uso cresça ainda mais no Brasil.

Além do relacionamento direto com os consumidores, as redes sociais são consideradas grandes aliadas na conquista de novos clientes e na busca de informações de mercado. Com as possibilidades de segmentação que as redes proporcionam, torna-se mais fácil saber o que o público-alvo deseja e assim lançar novos produtos e serviços.

Saiba mais: M&M Online


Abraços Asteca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário