Páginas

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Publicidade online: criatividade e objetividade são elementos fundamentais


Um recente estudo da Dynamic Logic – empresa de pesquisa em propaganda digital – revelou que a criatividade é a grande responsável pelo sucesso ou fracasso de uma propaganda no ambiente digital.

O estudo teve como objeto 170 mil anúncios criados para veiculação online. Evidentemente, modos e locais de veiculação são fatores importantes, mas a lógica da atratividade da propaganda não perde o sentido, ainda mais considerando a velocidade de como as coisas mudam na internet.

Para ajudar, a Dynamic Logic deu algumas dicas para uma publicidade mais bem sucedida na web:

- A marca deve aparecer em destaque no anúncio: surpresa e mistério raramente são boas estratégias em campanhas online.
- Faça cada segundo contar: o anúncio deve carregar a mensagem da marca (seja visual ou textual) o tempo todo. O tempo que a propaganda fica sob os olhos do internauta é curto demais para ser mal-aproveitado.
- Anúncios que tomam tempo para se revelar não funcionam: vá direto ao ponto, porque não se pode partir do pressuposto que alguém ficará esperando enquanto assiste à propaganda toda. Vídeos com alta capacidade de entretenimento são exceção a essa regra.
- Seja simples: recomenda-se que o publicitário não use mais do que duas mensagens em suas propagandas. Divulgação de informação em excesso tira a atenção dentro de um ambiente que exige rapidez.
- Use pessoas: o estudo constatou que o uso de pessoas em imagens funciona especialmente bem, sobretudo em campanhas de serviços financeiros.

Vale lembrar, contudo, que assim como na televisão ou mídias impressas, uma propaganda deve ser direcionada a um público-alvo. A tendência da web é tornar o conteúdo cada vez mais customizável. Para o marketing, isso significa que, cada vez mais, o usuário só entrará em contato com a propaganda destinada ao seu perfil. Com pouco espaço e tempo para apresentar um produto ou serviço, o ideal é ser criativo e, quanto mais direto, melhor!

Fonte: Portal Papo de Empreendedor


Abraços Asteca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário